31 maio 2008

O que é nacional é bom!

Um destes dias deslocava-me no meu veiculo ouvindo uma estação de radio bem conhecida, quando pensei estar a apanhar alguma interferência, pois não é habitual ouvir fado na antena 3. Mas como o som estava apelativo deixei ficar, foi quando acabei por me surpreender.
Fiquei muito agradado com o que estava a ouvir, parecia uma mistura entre fado, musica tradicional portuguesa e jazz, e ainda parecia que era Teresa Salgueiro que cantava.

Mal cheguei perto de um computador com Internet tratei logo de investigar acerca do que tinha estado a ouvir, usando o youtube, que juntamente com a Wikipédia é um dos meus instrumentos para aprender e descobrir coisas novas.

Deolinda é um original projecto de música popular portuguesa (MPP), inspirado pelo fado e as suas origens tradicionais. Formado em 2006 por 4 jovens músicos com experiências musicais diversas (jazz, música clássica, música étnica e tradicional), procuram, através do cruzamento das diferentes linguagens e pesquisa musical, recriar uma sonoridade de cariz popular que sirva de base às composições originais do grupo. (cit in my space da banda). http://www.myspace.com/deolindalisboa

Vou deixar-vos duas musicas, uma mais divertida que espelha mais a sonoridade da banda e uma outra que penso tirar o máximo partido da voz da interprete, as semelhanças de timbre com Teresa Salgueiro são bem perceptíveis, principalmente nos agudos.

Ainda bem que surge em Portugal maravilhas destas para nos alegrar neste tempo de crise.

Gostei muito espero que também gostem...


Deolinda, Mal por mal



Deolinda Clandestino, ao vivo





Um bem haja e até breve

Sem comentários: